A importância do jejum
- caminhoedificante
- 21 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de fev.

Na Bíblia, encontramos vários tipos de jejum, cada um com suas características e propósitos específicos. Aqui estão os principais tipos de jejum mencionados:
Jejum Total:
Descrição: Abstinência completa de alimentos e bebidas.
Exemplo Bíblico: Ester e os judeus jejuaram por três dias sem comer nem beber. (Ester 4:16: "Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e jejuem por mim. Não comam nem bebam nada durante três dias, nem de noite nem de dia. Eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei falar com o rei, ainda que seja contra a lei; se eu tiver de morrer, morrerei.")
Jejum com Água:
Descrição: Abstinência de alimentos, mas com consumo de água.
Exemplo Bíblico: Jesus provavelmente praticou esse tipo de jejum durante seus 40 dias no deserto (Mateus 4:1-2: "A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.").
Jejum Parcial:
Descrição: Restrição de certos tipos de alimentos ou refeições.
Exemplo Bíblico: Daniel jejuou por três semanas, abstendo-se de alimentos delicados, carne e vinho (Daniel 10:2-3: "Naqueles dias, eu, Daniel, fiquei de luto por três semanas. Não comi nada que fosse saboroso, não provei carne nem vinho, e não me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas").
Jejum Intermitente:
Descrição: Jejum durante determinados horários ou dias específicos.
Exemplo Bíblico: O jejum regular dos fariseus, que jejuavam duas vezes por semana (Lucas 18:12: "Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo o que ganho").
Jejum de Outras Coisas:
Descrição: Abstinência de atividades ou hábitos além de alimentos.
Exemplo Bíblico: Paulo menciona a possibilidade de um casal se abster de relações sexuais para se dedicar mais à oração (1 Coríntios 7:5: "Não se privem um ao outro, a não ser talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para se dedicarem à oração. Depois, retomem a vida conjugal, para que Satanás não tente vocês por não terem domínio próprio.")

Pr. Enio Roberto de Souza
Commentaires