Crescimento Espiritual
- caminhoedificante
- 27 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de fev.

Introdução
O objetivo deste estudo é entender o que é crescimento espiritual e como alcançá-lo. O versículo-chave é 2 Pedro 3:18: “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”
O Que é Crescimento Espiritual?
Crescimento espiritual é o processo contínuo de amadurecimento na fé e no relacionamento com Deus. É essencial para viver uma vida cristã plena e frutífera.
Fundamentos do Crescimento Espiritual
Consagração e Dedicação: Como Paulo compara em 1 Coríntios 9:25, que o crescimento espiritual exige disciplina e dedicação: "Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível."
Santificação: Josué 3:5 - “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.”
Passos Práticos para o Crescimento Espiritual
Submissão a Deus: Mateus 6:10 - “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”
Estudo da Bíblia: 2 Timóteo 3:16-17 - “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”
Oração: 1 Tessalonicenses 5:17 - “Orai sem cessar.”
Comunhão com Outros Crentes: Efésios 4:15-16 - “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.”
Adoração e Louvor: Salmos 100:2 - “Sirvam ao Senhor com alegria; apresentem-se diante dele com cântico.”
Jejum: Mateus 6:16-18 - Jesus ensina sobre a importância do jejum como uma prática espiritual: "Quando vocês jejuarem, não fiquem com uma aparência triste, como os hipócritas; porque desfiguram o rosto a fim de parecer aos outros que estão jejuando. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, unja a cabeça e lave o rosto, a fim de não parecer aos outros que você está jejuando, e sim ao seu Pai, em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa." (Obs. Jesus não afirma que o jejum deva ser segredo, entretanto, ensina a não nos vangloriarmos pelo fato de estarmos jejuando. Sendo necessário tornar público o ato do jejum, que assim seja).
Exemplos Bíblicos de Crescimento Espiritual
Jesus: Lucas 2:52 - “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.”
Paulo: Filipenses 3:12-14 - Paulo fala sobre a busca contínua pelo crescimento espiritual: "Não que eu já tenha recebido isso ou já tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
Desafios e Obstáculos
Pecado e Tentação: Hebreus 12:1 - "Portanto, também nós, visto que temos a rodearnos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.
Desânimo: Gálatas 6:9 - “E não nos cansemos de fazer o bem, porque no tempo certo faremos a colheita, se não desanimarmos.”
Conclusão
Reafirmo a importância do crescimento espiritual e encorajo a prática contínua dos passos discutidos. O versículo final é Efésios 4:15: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”

Pr. Enio Roberto de Souza
Comentarios