Panorama informativo sobre os doze discípulos de Jesus:
Simão Pedro: Conhecido como líder dos apóstolos, ele é frequentemente mencionado nas Escrituras e desempenhou um papel central na igreja primitiva.
André: Irmão de Pedro, ele foi um dos primeiros discípulos de Jesus e é conhecido por trazer Pedro para seguir Jesus.
Tiago, filho de Zebedeu: Juntamente com seu irmão João, foi chamado por Jesus para ser um de seus apóstolos e fazia parte do círculo interno de Jesus.
João, filho de Zebedeu: Chamado de "o discípulo amado", ele teve um relacionamento próximo com Jesus e é creditado como autor do Evangelho de João, bem como de outras escrituras do Novo Testamento.
Filipe: Ele foi chamado por Jesus para segui-lo e é conhecido por ter apresentado Natanael a Jesus.
Bartolomeu (também conhecido como Natanael): Ele foi apresentado a Jesus por Filipe e é mencionado em várias passagens do Novo Testamento.
Tomé: Conhecido por sua dúvida em relação à ressurreição de Jesus, ele se tornou um firme crente após ver Jesus ressuscitado.
Mateus: Um cobrador de impostos que se tornou um dos apóstolos de Jesus e autor do Evangelho de Mateus.
Tiago, filho de Alfeu: Às vezes chamado de "Tiago, o Menor", para distingui-lo de Tiago, filho de Zebedeu.
Judas Tadeu (também conhecido como Judas, filho de Tiago): Pouco é conhecido sobre ele além de seu nome e sua relação com Tiago.
Simão, o Zelote: Também chamado de Simão, o Cananeu, ele era provavelmente membro do partido político dos zelotes antes de seguir Jesus.
Judas Iscariotes: Conhecido por sua traição a Jesus, ele é frequentemente lembrado por ter entregado Jesus às autoridades religiosas e políticas.
Esses são os doze apóstolos de Jesus, cada um com seu próprio papel e contribuição para o movimento cristão primitivo
Pr. Enio Roberto de Souza
Comentários